sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Secretaria de Educação de Pilõezinhos, Realiza culminância do Projeto TRILHAS.

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PILÕEZINHOS REALIZOU NA TARDE DE HOJE (06) CONFRATERNIZAÇÃO DE  UMA EPATA COMPRIDA DE 2013, TRATA-SE DO PROJETO TRILHAS, O EVENTO FOI REALIZADO NO PRÉDIO DO CRAS E TEVE A PRESENÇA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, COORDENADORES DO PROJETO, SECRETÁRIA MERINHA  E DO PREFEITO NADO MENDES. 


O PROJETO TRILHAS DE LEITURA FOI CRIADO EM 2009, EM PARCERIA COM A COMUNIDADE EDUCATIVA (CEDAC). TRATA-SE DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL COM UM CONJUNTO DE MATERIAIS ELABORADO PARA AUXILIAR O TRABALHO DOS PROFESSORES EM LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE, E TEM O OBJETIVO DE INSERIR AS CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM UNIVERSO LETRADO.

O TRILHAS PROPÕE UM CONJUNTO FAVORÁVEL AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E, CONSEQUENTEMENTE, AO ALCANCE DA META DE ATINGIR 6 PONTOS NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) NO PAÍS EM 2022. TAMBÉM ESTÁ ALINHADO COM O PLANO DE METAS COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO QUE ESTABELECE, ENTRE OUTROS OBJETIVOS, A ALFABETIZAÇÃO DE TODAS AS CRIANÇAS ATÉ OS 8 ANOS E O INCENTIVO À LEITURA EM SALA DE AULA.

NO ANO PASSADO, A INICIATIVA FOI TRANSFORMADA EM POLÍTICA PÚBLICA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, E OS MATERIAIS FORAM DISTRIBUÍDOS PARA ESCOLAS DE MUNICÍPIOS CONSIDERADOS PRIORITÁRIOS PELA POLÍTICA DO MEC, ESCOLAS PRIORITÁRIAS E DE TODAS AS CAPITAIS, GRANDES CIDADES E SISTEMAS ESTADUAIS DE ENSINO, BENEFICIANDO APROXIMADAMENTE 3 MILHÕES DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO E 72 MIL INSTITUIÇÕES.

“O TRILHAS É INOVADOR PORQUE FOCA NA ALFABETIZAÇÃO, FASE ATÉ ENTÃO POUCO CONTEMPLADA POR PROPOSTAS VOLTADAS À LEITURA E ESCRITA. APRESENTAR O MUNDO LETRADO À CRIANÇA DE UMA FORMA TÃO DINÂMICA COMO O PROJETO PROPÕE CONTRIBUI MUITO PARA A ALFABETIZAÇÃO DE QUALIDADE”, ANALISA CLEUZA REPULHO, PRESIDENTE DA UNDIME (UNIÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO).

Fotos em:                                                                                         Da Redação João Batista













Nenhum comentário:

Postar um comentário